Departamento Informática

O Departamento de Informática (DI) foi criado por Despacho de 4 de Março de 1996 pelo Presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, coincidindo, à data, com a Área Científica de Informática.

Mensagem do Director de Departamento

As Tecnologias da Informação, enquanto elemento importante na disponibilização de informação, têm nas últimas décadas desempenhado um papel crucial nas organizações em particular e na sociedade em geral. A procura de mais e melhores Tecnologias de Informação tem sido de facto uma preocupação constante das organizações e dos cidadãos.

A qualidade das Tecnologias da Informação, para além de outros factores, tem sido um dos aspectos relevantes para a sua adopção plena nas organizações e pelos cidadãos em geral. Desta forma, a formação em áreas relacionadas com as Tecnologias da Informação assume particular relevância para que as soluções concebidas sejam cada vez mais eficientes e aceites.

Atento às várias evoluções no domínio, o Departamento de Informática tem como missão prestar formação em áreas relacionadas com as Tecnologias da Informação. Assim, é assegurada pelo Departamento de Informática formação relacionada com a análise, concepção, implementação e exploração de TIs.

Para além da formação, o Departamento de Informática tem como objectivo a prestação de serviços. Neste âmbito, o departamento está habilitado para efectuar projectos de natureza diversa, entre outros:

  • análise, concepção e implementação de Sistemas de Informação;
  • planeamento, projecto e administração de redes informáticas;
  • planeamento, configuração e administração de sistemas informáticos;
  • análise, concepção e implementação de aplicação multimédia.

O projecto do Departamento de Informática assenta em dois recursos importantes: os recursos humanos que o constituem e os meios materiais utilizados. No que concerne aos recursos humanos, o departamento dispõe de um conjunto de docentes com formação abrangente nas áreas relacionadas com as Tecnologias de Informação. É de salientar que para cada um destes dois aspectos o departamento tem permanentemente procurado estar actualizado. Nesse sentido, o corpo docente tem efectuado formação pós-graduada. Relativamente aos recursos materiais, o departamento tem procurado acompanhar as constantes evoluções tecnológicas existentes no mercado.

Enquadramento

Na actual sociedade da informação, cada vez mais exigente, as empresas e organizações em geral, independentemente da sua dimensão e sector de actividade, têm de se preocupar com a racionalização das suas funções e com o tratamento da informação de que necessitam para atingir os seus objectivos. A informática, ou melhor, os sistemas de informação assumem, neste contexto, um papel crucial, na medida em que podem promover e sustentar processos de optimização, funcionando como fornecedores de informação em tempo real e como instrumentos de inovação e progresso.

As organizações confrontam-se com a necessidade de sistemas integrados de extracção, armazenamento e disponibilização de grandes volumes de informação, bem como de acesso a redes de comunicação e à informação disponível na Internet. No entanto, verifica-se que os sistemas informáticos constituem, por vezes, um elemento ávido de recursos financeiros e humanos, distante dos problemas das organizações. Assim, um dos aspectos com que se debatem as organizações é a dificuldade de exploração e rentabilização dos avançados sistemas informáticos disponíveis.

Estas preocupações traduzem-se num conjunto de tarefas que exigem dos profissionais envolvidos o domínio das tecnologias de informação, conjugadas com o conhecimento dos problemas reais. Contingências de vária ordem reclamam a intervenção de técnicos que, pela sua formação especializada, possam ajudar a solucionar adequadamente problemas que afectam a sociedade, dando origem a uma tendência em expansão: responder às solicitações cada vez mais complexas, exigentes e variadas do mercado de trabalho. Soma-se a esta alteração o aumento da população estudantil que pretende frequentar o ensino superior e uma procura diversificada de outras vias de ensino mais variadas e dirigidas à vida activa e ao mundo do trabalho. A diversificação do ensino superior, a especialização dos cursos e a oferta de uma formação científica, técnica e prática integrada parecem ser a resposta para as carências enunciadas.

Os cursos do D.I. surgiram, neste âmbito, numa perspectiva de diversificação da oferta da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV), orientada para as necessidades, interesses e planos de desenvolvimento da região em que se insere, sem esquecer que tais necessidades e interesses reflectem tendências universais, tendo também projecção e impacto a nível nacional.

Objetivos

Para além da formação, o Departamento de Informática tem como objectivo a prestação de serviços. Neste âmbito, o departamento possui recursos humanos e materiais que lhe permitem efectuar projectos de natureza diversa, nomeadamente:

  • análise, conceção e implementação de Sistemas de Informação;
  • planeamento, projeto e administração de redes informáticas;
  • planeamento, configuração e administração de sistemas informáticos;
  • análise, conceção e implementação de aplicação multimédia.